Quem trabalha no campo, trabalha para todos. O agro está presente no dia a dia da população, desde o café preto ao acordar até o chá na hora de dormir. Está em cada refeição, nos materiais que usamos, no que nos move e até nas roupas que vestimos.
O grande responsável por conduzir esse processo é o agricultor, que planta, cultiva, maneja. Seu dia é celebrado todo dia 28 de julho, data instituída para comemorar os 100 anos de criação do Ministério da Agricultura, pelo Imperador Dom Pedro I.
De lá para cá, muita coisa mudou, novas tecnologias foram empregadas, o que garantiu mais produtividade e efetividade no campo e colocou a agricultura no topo das principais fontes de capital em nosso país, que passou de importador a exportador, mantendo saldos positivos na balança comercial.
Em 2021, o PIB do Agronegócio cresceu 8,36%, segundo dados do CEPEA. O setor alcançou participação de 27,4% no PIB brasileiro, a maior desde 2004 (27,53%).
Se hoje o Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, deve parte ao agricultor, do pequeno ao grande produtor. O trabalhador do campo também implementou práticas sustentáveis na produção, beneficiando a todos ainda mais. A preocupação com o futuro começa antes mesmo do sol nascer, há mais de 100 anos.
Toda safra, uma nova história. Parabéns, Agricultor!